Sexta-feira, 16 de Maio de 2008

Abordagem do fenómeno na adolescência

A adolescência é, por excelência, um período da vida em que se verifica um acentuado crescimento, físico e intelectual, que antecede uma maior autonomia dos jovens, após a imaturidade, dependência e protecção verificadas na infância. Dá-se uma busca incessante de novos princípios e valores, frequentemente distintos dos anteriormente incutidos pelos progenitores, visando a consolidação da identidade.
Neste contexto, as novas experiências assumem um papel fulcral, permitindo a descoberta individual do mundo, fontes de satisfação, assim como ideais e prazeres renovados. O adolescente procura novas afinidades, com as quais partilha interesses e opiniões, experimentando, igualmente, situações de risco.
O consumo de álcool, no domínio nacional, constitui, uma atitude algo banal, desculpabilizada, incitada socialmente. Assim, os jovens acedem facilmente a bebidas alcoólicas, infringindo-se a lei em idades precoces.
O meio social é, portanto, um interveniente de grande relevo, condicionando fortemente a primeira experiência com o álcool, visto que, sendo uma grande fasquia constituída por consumidores, pressiona o jovem a adoptar uma conduta semelhante, como forma de desinibição e integração.
O consumo de álcool na adolescência poderá estar ligado não só ao produto em si, mas também à história do indivíduo, com aquilo que ele espera e investe nessa experiência e na resposta do meio. A maioria dos adolescentes fica-se pela experimentação tendo como motivações principais a curiosidade, a moda, a importância de partilhar algo com os amigos.
Do mesmo modo, os media e o marketing promovem comportamentos junto das camadas jovens, alvos frequentes destas indústrias, face ao seu crescente poder económico.
O fenómeno do alcoolismo na adolescência é, actualmente, um flagelo social, perspectivando-se um crescimento ainda mais acentuado, visto que é um comportamento pouco estigmatizado, podendo tornar-se um meio de integração do adolescente no grupo.
Apesar de, durante anos, o consumo de álcool ter sido mais frequente em adolescentes do sexo masculino, esse padrão tem-se vindo a dissipar, prevendo-se, no futuro, uma homogeneidade entre os dois sexos.
O primeiro contacto com bebidas alcoólicas ocorre, geralmente, aos 11 anos, predominando entre os 15 e 24 anos o consumo de cerveja e bebidas destiladas fora das refeições, 2 a 3 vezes por semana e em grande quantidade.
O consumo de álcool é uma temática controversa entre autores, sendo considerado por muitos como uma fase efémera. No entanto, estudos recentes afirmam que o consumo problemático não é resolúvel com a idade. Assim, os jovens cujo primeiro consumo se situa entre os 11 e 14 anos, constituem um grupo de maior risco de dependência futura.
Os jovens que ingerem com frequência bebidas alcoólicas manifestam tendência para o afastamento da família, da escola e do convívio com os colegas em meio escolar, envolvendo-se em rixas e confrontos.
Por vezes, paralelamente ao consumo de álcool, iniciam-se, igualmente, no consumo de tabaco e psicotrópicos.
Publicado por bebesalcoolrecusa às 16:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Sinais e sintomas do alco...

Padrões de consumo de álc...

As figuras da alcoolizaçã...

Abordagem do fenómeno na ...

Tipos de bebidas alcoólic...

História do Álcool

Definição de Alcoolismo

I Jornadas "Alcoolismo na...

Bebes Álcool? Recusa!

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Tags

abordagem do fenómeno na adolescência

adolescência

alcoolismo

alcoolismo na adolescência

área de projecto

as figuras da alcoolização na adolescênc

definição de alcoolismo

escola

estudantes

história do álcool

i jornadas "alcoolismo na adolescência"

ipj

jornadas

leiria

padrões de consumo de álcool

sinais e sintomas do alcoolismo

tipos de bebidas alcoólicas

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds